quinta-feira, 23 de julho de 2009

CAMPANHA – RESTAURANDO O VOTO QUEBRADO

Pastor: Moacir Alves Ferreira.

Números 30, 1 – 2 = “E falou Moisés aos cabeças das tribos dos filhos de Israel, dizendo: Esta é a palavra que o SENHOR tem ordenado. Quando um homem fizer voto ao SENHOR, ou fizer juramento, ligando a sua alma com obrigação, não violará a sua palavra: segundo tudo o que saiu da sua boca, fará”.
Moises através dessas palavras lembrou o povo de que todas as promessas feitas aos outros e a Deus devem ser cumpridas. Naquele tempo, como a algumas décadas atrás, as pessoas não assinavam contratos, não assinavam notas promissórias, a palavra do homem era tão confiável quanto sua assinatura.
Conforme nos é relatado na citação dos versículos 1 e 2 do capítulo 30 de Números, na Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal, pagina 219, para que o voto fosse mais efetivo (real – seguro), uma oferta era dada quando se votava.
Hoje, não generalizando, porque ainda temos em nossos meio, homens e mulheres de bem, nos deparamos cada vez mais com pessoas desacreditadas, sem crédito, descompromissadas, que não honram o que falam, faltando com o devido respeito para com o seu próximo e para com Deus. Ninguém é obrigado e forçado a fazer voto com Deus, mas a partir do momento que você faz o voto a questão de não cumpri-lo implica, prejuízo no relacionamento, quebra de confiança, quer dizer, um deixa de confiar no outro e conseqüentemente perda das bênçãos vindas do alto do trono da graça de Deus. Deus é fiel para com aqueles que lhe são fiéis.
Salmo 37, 23 – 25 = “Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão. Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão”.
O maior prazer de Deus é te abençoar. O maior prazer de Deus é te ver e te fazer feliz. Deus quer que você venha ter uma vida próspera – feliz – tranqüila. Deus é Pai e como pai, Ele quer o melhor para os seus filhos. Assim como o Senhor escolheu Israel, tem escolhido todos os cristãos para que tenham parte no seu tesouro.
Atos 4, 32 – 37 = “E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha. Então José, cognominado pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre, Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos”.
José, Barnabé (que, traduzido, é filho da Consolação), era um homem que desempenhava tarefas no templo, era um levita e líder da Igreja. Como cristão tinha em seu coração como os demais cristãos pertencentes àquela comunidade que os bens que possuía não eram propriamente seu.
É através deste pensar, como Jesus o Cristo pensava, que aqueles cristãos daquela comunidade eram capazes de compartilhar com o próximo o que lhes pertenciam, eliminando assim o sofrimento e pobreza dos outros. É de suma importância informar que era, naquela comunidade, voluntário o ato de compartilhar.
Está dito nas Sagradas Escrituras no livro de Atos 5, 1 – 10 = “Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram. E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido”.

O coração de Ananias e o da sua esposa foram movidos pelo Espírito Santo a dedicar suas posses a Deus, como seus irmãos tinham feito. Mas depois de terem feito o voto, recuaram, e resolveram não cumpri-lo. Embora professassem dar tudo, retiveram parte do preço. Diante desta atitude tomada praticaram o que era mau aos olhos de Deus, do Senhor, mentiram ao Espírito Santo. Não haveria nenhum pecado se o casal, Ananias e Safira, houvessem prometido apenas a metade de seus bens, 40%, 30%, 20% ou até mesmo 10%; mas eles prometeram tudo e não cumpriram. Resultado: perderam a vida, vida presente e vida eterna na presença de Nosso Senhor por toda a eternidade.
Deus não quer saber de volume, quantidade, Ele quer é compromisso e fidelidade.
Lucas 21, 1 – 4 = “Nos é apresentado, nas Sagradas Escrituras uma palavra que diz respeito à oferta de uma viúva pobre”.
Nos é relatado, que Jesus o Cristo, estava na área do templo e com seus atentos olhos observava as ofertas que eram colocadas dentro do gazofilácio. Olhava os ricos lançares suas ofertas e viu também uma viúva pobre lançar duas moedas. Então diante destas circunstâncias disse Jesus o Cristo: “Esta viúva pobre deu mais do que todos, todos deram o que sobrava, esta, porém, da sua pobreza deu todo seu sustento”.
Meu irmão, minha irmã, o propósito desta campanha a qual o Espírito Santo direcionou aos Ministros da CENE e que teve início, nesta sexta-feira dia 17/07/2009 é para que você venha restaurar sua vida com Deus, restaurar um pacto que você quebrou com Deus. De repente por negligência – descuido – esquecimento – recuo daquilo que você prometeu – Eu não sei qual o motivo. Você e Deus sabem.
Fica aqui um convite. Esteja conosco na sexta-feira em uma das Igrejas da Comunidade Evangélica Nova Esperança para que você venha restaurar e firmar novamente um pacto com Deus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário