sábado, 2 de maio de 2009

A sutileza de Satanás nos dias de hoje

Por Pr. Moacir Alves Ferreira


Leitura Bíblica: Cl 2:4-11


Em nossos dias nos deparamos com um grande crescimento da prostituição, proliferação de falsas doutrinas, do pecado e mentira. O inimigo de nossas almas, satanás, tem destruído a fé de muitos por falta de conhecimento de sua palavra. Jesus Cristo também foi tentado por satanás, Ele o venceu com sua palavra.
O Diabo tem se infiltrado no meio da igreja, não da igreja como organismo vivo, mas como instituição para destruir, causar contendas, enfim, acabar com a obra do Senhor. Muitos são os que chegam na igreja, e ao saírem da mesma, saem chorando, saem pior do que quando entraram, porque ouviram de quase tudo, da vida do Pastor, da vida dos Obreiros, ouviram falar muito do Diabo e não ouviram as palavras das Boas Novas do Reino. Não ouviram falar das Boas Novas de que Jesus Cristo é Deus, Ele está no controle de tudo e que a Ele tudo pertence. Ele nos ama e quer o melhor para nós.
Oseias 4,6 início do versículo = “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou conhecimento”;
E para que isso não venha acontecer, temos que buscar sabedoria, entendimento e discernimento do alto do trono da graça de Deus, onde Jesus Cristo está a destra do Pai.
Satanás tem investido pesado contra aqueles que seguem a Cristo. Aqueles que não seguem a Cristo não são motivo de preocupação porque já o servem. Suas maiores investidas; tem se focado na condição de vir fazer o crente sofrer através das perseguições, lutas e dificuldade. Como mestre na arte das sutilezas, sendo a sutileza a arte de agir sem ser notado, tem atacado aqueles que embora lêem, não estudam a palavra de Deus como deveriam estudar com o auxilio do Espírito Santo de Deus.
Sendo sutileza, a qualidade de sutil, engenhoso, perspicaz, satanás desde a sua primeira aparição no relato da Bíblia, é logo apresentado como sendo um ser possuidor destas qualidades obtendo a condição de quase não ser percebido, conseguindo assim a concretização de seus objetivos. A sutileza, sempre tem por objetivo o engano, o roubo da bênção. Sutileza envolve sedução e engano.
Mateus 10, 16 = “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas”.
O apóstolo Paulo nos adverte para que venhamos a ter muito cuidado com as vãs Sutilezas. A sutileza é sempre bem produzida, engenhosa, mas em desacordo com os preceitos de Cristo.
A sutileza é considerada a mais eficaz arma do Diabo contra aqueles que são criados a imagem e semelhança de Deus. Através desta poderosa arma, Satanás enganou até os Anjos de Deus embora sendo os Anjos de Deus seres, como é sabido, dotado de enorme inteligência.
Satanás é o “pai da mentira”, em sua rebelião conforme é relatado no inicio do versículo 4, do capitulo 12 do apocalipse, Satanás levou enganados consigo um terço dos Anjos de Deus sendo que, o que ele almejava era tomar o trono do Deus altíssimo.
A maior arma do cristão contra toda ação de satanás é a vigilância, meditação diurna e noturna da palavra de Deus. Oração, jejuns, consagração a Deus da nossa vida, de tudo que temos e somos, é fundamental porque tudo aquilo que consagramos, entregamos a Deus, Ele recebe, e o torna santo e santificado.
A distração e o “cochilo espiritual” são fatais para a saúde espiritual do cristão, quer dizer aquele que segue a Cristo, e da igreja. O Diabo como uma serpente, chega devagar, de mansinho, quase imperceptível, buscando encontrar sua presa num momento de “cochilo” e de distração.
Usando de sutilezas, Satanás procurou enganar a Igreja Primitiva. Na Igreja Primitiva ele procurou infiltrar-se através de seus instrumentos, aqueles que a Bíblia denomina de falsos obreiros.
O Senhor Jesus Cristo advertiu contra esse perigo - Disse Jesus: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores”(Mt7:15).
Acautelar significa ficar de sobreaviso, prevenido, para não ser pego de surpresa.
Os Apóstolos, também, advertiram contra esse perigo das sutilezas de Satanás - “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertadamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos, repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade”(2 Pe 2:1-2).
Satanás hoje, através de seus “falsos profetas”, como os identificou Jesus, de seus “falsos doutores” como os chamou Pedro, cheios de sabedoria diabólica, estão a semear no meio da congregação o joio, as heresias, que adulteram a Doutrina Bíblica.
Paulo advertiu sobre as sutilezas de Satanás nos últimos dias - “Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizado a sua própria consciência”(I Tm 4:1-2).
Muitos são os que estão falando coisas que Deus não falou, estão deixando de pregar o amor, que é o princípio de tudo e estão espalhando o povo de Deus, sua ovelhas, as ovelhas do bom Pastor.
Em Mateus 12:30 disse Jesus: “Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha”.
O apostolo Paulo nos afirma que devemos estar firmes em nossa fé em Cristo. A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem (Hb.11:1). Se não estivermos firmados na fé em Cristo poderemos, facilmente, ser alvo e presa fácil dos falsos mestres e dos falsos profetas.
“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema”(Gl.1:8).
A mensagem do evangelho de Cristo Jesus é simples, todo o ser humano independente de grau de informação, preparo intelectual e origem é capaz de entende-lo; bastando dar lugar ao nosso parácleto aqui na terra, aquele que nos convence do pecado e juízo que é o Espírito Santo de Deus.
Hebreus 12,14 nos adverte o Apóstolo Paulo: - Segui a Paz com todos e a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor.
Ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.
O povo de Deus vive constantemente como que se estivesse num campo de batalha. O inimigo sempre trabalhou e trabalha para desviar os crentes do alvo que é Jesus Cristo, a porta, o caminho, o único caminho que nos leva a salvação e ao Pai. Por isso devemos estar atentos, não saindo do lado de Deus neste campo de batalha porque esta é a condição de recebermos a coroa da vitória em todos os sentidos na nossa vida. De sermos mais que vencedores.


“O que atenta prudentemente para a palavra achará o bem, os que confiam no Senhor serão bem aventurados”. Provérbios 16,20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário